Centros da Juventude

Centro da Juventude Henrique Witt


Fundado em abril de 2004, mantido pela Prefeitura Municipal de Rio Negro através da Secretaria Municipal da Assistência Social, situado a Rua Osvaldo Grein nº 80 Bairro Alto, telefone 3645.52.48. Conta com uma equipe composta por 02 Psicopedagogas, 01 Assistente Social, Instrutor de Informática, Instrutor de Marcenaria, Instrutor de Artesanato, Instrutor de Esporte, Auxiliar Administrativo, 02 Serviços Gerais

  • Conta com um coletivo de Pro Jovem com 25 adolescentes.
  • Uma turma do Programa Jovem Aprendiz com 38 adolescentes em parceria com o SENAI.
  • Programa socioeducativo para atender adolescentes em cumprimento de medida sócio educativo por meio de oficinas (informática, artesanato), atendimento psicológico, psicopedagógico e acompanhamento de assistente social ao adolescente e sua família.
  • Oficinas socioeducativas para adolescentes de 12 a 18 anos em contra turno escolar sendo informática, marcenaria, artesanato, esporte.
  • Grupo mãos amigas proporciona aprendizado em forma de oficina de diversos tipos de Artesanato como - arte em tecido (flores - chaveiros - almofadas-) Pachtcolagem, caixas de madeiras decoradas- Bordadas em vagonite, ponto cruz- Arte em EVA- Quilt-manual, - acontece as terças- feira aberto as mães e mulheres que tenham interesse em participar.
  • Grupo de famílias em vulnerabilidade social para fortalecimento de vínculos e resgate de valores com o objetivo de tornar essa família autônoma, com acompanhamento de assistente social, visitas, em fase de implantação, os encontros serão quinzenais






CENTRO DA JUVENTUDE VOLTA GRANDE


O Centro de Juventude Volta Grande situado a Rua Walter Weber, Sn - Volta Grande; foi inaugurado no dia 30 de abril de 2008, com intuito de atender aos jovens residentes na área de abrangência do CRAS que compreende as seguintes localidades: Vila São Judas Tadeu, Volta Grande, Vila Jardim Zelinda, Vila Dona Emma, Loteamento Antonio Honnes, Loteamento Parque Novo Sul, Loteamento Carlos Fuchs e Loteamento Schadeck.

Atualmente freqüentam o centro da juventude jovens inseridos no coletivo do Projovem Adolescente, o qual é um Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo, destinado para jovens de 15 a 17 anos.

A equipe que atua no Centro da Juventude Volta Grande é referenciada ao CRAS, sendo composta por: psicóloga, estagiária e auxiliar de serviços gerais, e ainda com orientação da coordenação e assistente social do Centro de Referencia.

O objetivo do Projovem adolescente é oferecer um espaço de convivência social voltada ao desenvolvimento de potencialidades dos jovens, incentivando a aquisição de atuação crítica no meio social e preparação para o mundo do trabalho.

As atividades desenvolvidas com os jovens são: orientação profissional; artesanato; informática; atividades e dinâmicas de fortalecimento de vinculo; palestras e vídeos sobre saúde, drogas, violência, sexualidade entre outros temas; visitas e passeios em locais que possam complementar a formação dos jovens; prática de esporte e incentivo à leitura.

Além das atividades com os jovens são realizadas oficinas mensais com os pais ou responsáveis cujo objetivo é aproximá-los tanto da equipe que realiza o trabalho com os jovens quanto do espaço e das atividades que os filhos participam, além de desenvolver um trabalho com vistas a suscitar reflexões sobre um tema de interesse das famílias sobre vulnerabilidades e riscos, ou potencialidades, identificados no território, contribuindo para o alcance de aquisições, em especial o fortalecimento dos laços comunitários, o acesso a direitos, o protagonismo, a participação social e a prevenção a riscos.