Loading

UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL

A Universidade Aberta do Brasil - UAB foi criada pelo Governo Federal em parceria com as Universidades Federais e Estaduais e algumas Prefeituras Municipais a partir do ano de 2005.

O Polo de Apoio Presencial no Município de Rio Negro iniciou sua implantação no ano de 2008, contando com apoio da Prefeitura Municipal de Rio Negro, juntamente com a Secretaria Municipal de Educação.

A implantação do polo possibilitará a oferta de ensino superior aos professores da rede municipal, propiciando melhoria no aprendizado de modos a contribuir para elevação do Índice de Desenvolvimento Humano do município e acolhendo ainda os interessados da comunidade que já concluíram o Ensino Médio, acostados(afastados) do mercado de trabalho do comércio e da indústria local, sem condições econômicas para manter o Ensino Superior em instituições particulares nos municípios vizinhos.

Desta forma o Município está buscando através do Polo de Apoio Presencial alternativas para atender essa demanda, oferecendo cursos de graduação e pós-graduação gratuita em forma de Educação a Distância – EaD.

Após a realização da visita “in loco”, foi notificado em Diário Oficial da União – sessão 3 Nº 86, quarta-feira, 7 de maio de 2008 publicou-se o Edital de Resultado do Processo Seletivo: O Ministério da Educação, por meio da Secretaria de Educação a Distância (SEED) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), torna público o resultado do Processo Seletivo de Polos de Apoio Presencial e de Cursos para o Sistema Universidade Aberta do Brasil – UAB (Edital de Seleção nº 01/2006-SEED/MEC 2006/2007). Contendo a cidade de Rio Negro – Paraná com o Instituto de Ensino Superior - IES Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG – Licenciatura em matemática (40 vagas, sendo 20 para professores e 20 universais) e as IFES – Instituto Federal de Ensino Superior Universidade Federal do Paraná - UFPR – Licenciatura em pedagogia (44 alunos) e a Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR – Lato Senso em Ensino de Ciências (20 alunos iniciais).

O Polo de Apoio Presencial na cidade de Rio Negro iniciou seus trabalhos no final do ano de 2008. Em primeira estância foram realizados os trabalhos de estruturação, compra de móveis, materiais e equipamentos.

Atualmente estamos com os curso de Graduação em Pedagogia e Matemática e Pós-graduação no Ensino de Ciências, todos em Andamento e Com Cursos de Graduação em Pedagogia, Graduação em Gestão Pública e Pós-graduação nas áreas de Gestão Pública, Gestão Pública Municipal e Gestão em Saúde, todos previstos para o ano de 2010.

A manutenção do Polo é realizada pela Prefeitura Municipal de Rio Negro, através da Secretaria Municipal de Educação de Rio Negro.