Escola Municipal Joo Braz de Oliveira

Educao Infantil: Pr escola.
Ensino Fundamental:1 ao 5 ano

Estrada Principal Darcy Braz de Oliveira, s/n.
Interior - Fazendinha, Rio Negro, Paran.
Telefone: (41)3628-5025.
Foto da Escola

Histrico da Instituio

A Escola foi fundada em 1949 pela comunidade da localidade de Fazendinha.

No ano de 1968, passou a chamar-se Escola Rural Joo Braz de Oliveira.

Em 1990 implantou-se o Ciclo Bsico de Alfabetizao pelo Decreto 25245/88, ficando assim denominada 1 e 2 fase do Ciclo Bsico de Alfabetizao compreendendo 1 e 2 srie do Ensino Fundamental, sem interrupo e 3 e 4 srie seriado.

Em 16/06/91, a Escola foi municipalizada pela Resoluo Secretarial 2034 e passou a chamar-se Escola Municipal Joo Braz de Oliveira, recebendo autorizao de funcionamento pela resoluo 1419/93 de 25/03/93.

No ano de 1992, foi implantado o Ensino de 5 e 6 srie do Ensino Fundamental - Resoluo 1564/92 e as demais sries do Ensino Fundamental foram implantadas gradativamente.

Em 2005 houve mudana do Sistema de Avaliao dos pareceres para notas.

Em 2007, implantou-se uma turma do Ensino Fundamental de 09 Anos. Essa ampliao do Ensino Fundamental constitui uma poltica nitidamente comprometida com a incluso e a equidade. Crianas oriundas de segmentos mais desfavorecidos da sociedade so as que em geral tm maior dificuldade de acesso ao processo de valorizao na faixa etria de 6 anos.

A lei n 11.114/2005 torna obrigatrio a matrcula das crianas de seis anos de idade no ensino fundamental e o Conselho Estadual de Educao do Paran atravs da deliberao n 03/06, torna obrigatrio o Ensino Fundamental de 9 anos no Estado do Paran e no seu artigo 26, prev seu incio para o ano de 2007. Com base nas leis acima citadas, o Municpio de Rio Negro, atravs da Secretaria Municipal de Educao fez a implementao gradativa do Ensino Fundamental de nove anos em nosso estabelecimento, com a incluso das crianas de seis anos de idade a partir do ano de 2007.

A escola situa-se a noroeste, 22 km do centro de Rio Negro, na estrada Principal da Darci Braz de Oliveira, S/n na Localidade de Fazendinha - Zona Rural - Rio Negro- Paran.

A partir do ano de 2005, adquiriu-se uma linha telefnica (41) 3628-5025 onde possibilitou aos professores e alunos terem acesso a internet (joaobrazdeoliveira@ibest.com.br) e esta mantida pela Prefeitura Municipal de Rio Negro.

A Escola oferta a Educao Infantil a nvel de pr-escolar, Ensino Fundamental de 09 Anos, Ensino Fundamental de 08 Anos que est em cessao gradativa. Atualmente atende 119 alunos distribudos em 06 (seis) turmas no perodo vespertino, tendo em mdia de 11 a 28 alunos em cada turma, que so atendidos por 20 horas semanais, com as disciplinas de Cincias, Ensino Religioso, Geografia, Histria, Lngua Portuguesa, Matemtica e tambm uma aula de Lngua Estrangeira Moderna Ingls, 02 aulas de Artes e 02 aulas de Educao Fsica com durao de 45 minutos cada.

Alm destas reas Curriculares ofertamos 45 minutos de Informtica Pedaggica e projeto Biblioteca, onde optou-se em dividir as turmas em dois grupos, os quais trabalham concomitante nos referidos projetos de forma ldica e interdisciplinar, assim como todas as demais reas.

Para o Ensino Fundamental de 09 Anos a organizao da escola mantm o mesmo sistema com relao as disciplinas acima mencionadas.

No que se refere aos turnos ofertados, a escola proceder na mesma sistemtica adotada no Ensino Fundamental de 08 Anos.

O ensalamento posterior acontecer da seguinte forma: no 1 Ano a turma ser formada de 20 alunos e no mximo de 25 alunos com direito a uma auxiliar. No 2 Ano ao 5 Ano as turmas podero ter de 25 a 30 alunos.

A escola na perspectiva de construo de cidadania, precisa assumir a valorizao da cultura da sua prpria comunidade e, ao mesmo tempo, buscar ultrapassar seus limites, propiciando s crianas dos diferentes grupos sociais o acesso ao saber, tanto no que diz respeito aos conhecimentos socialmente relevantes da cultura brasileira no mbito nacional e regional como no que faz parte do patrimnio universal da humanidade.

foto da Diretora

Diretora: JOCLIA NENTWIG
Formao: Educao Especial Inclusiva, 2005, Faculdade Internacional de Curitiba. Curso Normal Superior com Mdias Interativas, Sries Iniciais do Ensino Fundamental, 2003, Universidade Estadual de Ponta Grossa. Cincias -Licenciatura de 1 Grau, 1994, Universidade do Contestado - Campus - Mafra.

foto da Supervisora

Supervisora Pedaggica: ADRIANA DA SILVA PINTO DE OLIVEIRA
Formao: tica e Gesto de Pessoas, 2003, Faculdades Integradas Esprita. Curso Normal Superior com Mdias Interativas, Sries Iniciais do Ensino Fundamental, 2003, Universidade Estadual de Ponta Grossa. Cincias - Licenciatura de 1 Grau,1996, Universidade do Contestado - Campus - Mafra.