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XIII SEMINÁRIO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS - 2012


A MÚSICA COMO FERRAMENTA EM SALA DE AULA
Prof: Alcita Coelho

Oficina para Educadores do Ensino Fundamental e Educação Infantil

A música é parte do conhecimento humano, sendo portanto uma importante forma de expressão. Ela ajuda a afinar a sensibilidade do indivíduo, aumenta a capacidade de concentração, desenvolve o raciocínio lógico-matemático e a memória, além de ser uma forte desencadeadora de emoções.


A Música na Educação

A música na pedagogia tem sido amplamente desenvolvida de uns tempos pra cá. Aplicada como atividade auto-expressiva, engloba valores para o desenvolvimento: físico, afetivo, intelectual e social. Ela possibilita a ampliação dos sentidos e favorece a concentração, a memória e a disciplina, o que por si só justifica sua presença na educação de um modo geral.

Sendo encarada como inestimável benefício para a formação do indivíduo, um professor que não a utilize poderá estar perdendo algo essencial. Podemos encontrar nas atividades musicais, uma ótima oportunidade de fluência e percepção, facilitando a construção do conhecimento em várias áreas.

Esta oficina oferece um espaço para que o educador vivencie experiências musicais, ampliando seu próprio universo sonoro, para que se sinta estimulado a conhecer e utilizar os vários aspectos da linguagem musical.


Criança e a Música

A música é encarada como uma linguagem essencial para a formação, desenvolvimento e equilíbrio da personalidade da criança. Ela possibilita que a criança amplie seus sentidos,  desenvolva sua auto-estima e seu relacionamento social, favorecendo a concentração, a memória e a disciplina.

O som nos acompanha desde a vida intra-uterina. Aos 5 meses de gestação, o aparelho auditivo já está quase todo formado.

Assim, o feto já é capaz de reconhecer sons externos, que lhe chegam distorcidos por meio aquoso: como fortes barulhos, vozes de pessoas conhecidas e alguma melodia familiar.

Toda esta paisagem sonora, afeta seu emocional.

Ao nascer, o som passa a ter ainda mais importância na vida do bebê, pois ele passa a usá-lo para se comunicar com o mundo externo. Sua primeira manifestação sonora é o choro. Depois as gargalhadas, os sons e movimentos corporais e o balbucio, que conduzirá futuramente à fala.

Os bebês apresentam um grande potencial de aprendizagem musical, que pode ser explorado através de canções de ninar e estímulos corporais e vocais. É pela música que começam a decifrar o mundo.

A criança que experiencia a música ainda na 1a fase de vida, se torna uma pessoa mais criativa, que expressa melhor seu modo de pensar e sentir. E o que ela aprende nos seus  primeiros 5 anos de vida, é que se tornará o “alicerce” de todo seu desenvolvimento educativo futuro.

A inteligência musical é uma das que mais precocemente se desenvolve. Abrir a janela desta inteligência é uma oportunidade que quanto mais cedo for possível, melhor.

Com crianças pequenas, deve-se utilizar canções que explorem a linguagem gestual, estimulando o desenvolvimento da linguagem falada e ampliando seu vocabulário.

Deve-se utilizar músicas que falem o nome da criança, para trabalhar sua auto-percepção, músicas que trabalhem o esquema corporal e explorem movimentos como marchar, pular, correr, andar, dançar... Através de músicas de roda e brincadeiras cantadas, trabalha-se a socialização e a organização pessoal.

É importante utilizar músicas que explorem muito movimento corporal.

Quando a criança já tem um maior desenvolvimento da linguagem, maior interdependência das atividades mentais e motoras (melhor equilíbrio), retém a atenção por mais tempo, memória mais desenvolvida, melhor habilidade para expressar emoções, começa a esperar sua vez nos jogos e já ouve explicações.

Assim, é possível trabalhar os elementos do som como:

- Duração (longo/curto)

- Som e Silêncio

- Andamento (lento/rápido)

- Lateralidade (em cima/em baixo, na frente/atrás, de um lado/do outro)

- Pulso (algumas crianças já conseguem manter a pulsação da música, outras apresentam maiores dificuldades, por isso é necessário trabalhar bastante movimento corporal pois ritmo é movimento, e movimento é corpo).


Proposta da Oficina

- Uma proposta de atividades musicais integrativas, a fim de criar condições necessárias para a autonomia do educador com relação à utilização da música, respeitando suas possibilidades e preferências.

- Sensibilizar os educadores para a riqueza do universo sonoro-musical e sua utilização como atividade auto-expressiva.

- Possibilitar aos educadores uma experiência musical em que vivenciem elementos desta linguagem a fim de integrá-los às demais áreas.

- Instrumentalizar o educador para uma atuação mais expressiva, espontânea e criativa frente às crianças.

- Apresentar e discutir repertórios, procedimentos e recursos didáticos possíveis na linguagem musical.


Objetivos

- Sensibilizar os educadores para a riqueza do universo sonoro-musical e sua utilização como atividade auto-expressiva.

- Possibilitar aos educadores uma experiência musical em que vivenciem elementos desta linguagem a fim de integrá-los às demais áreas.

- Instrumentalizar o educador para uma atuação mais expressiva, espontânea e criativa frente às crianças.

- Apresentar e discutir repertórios, procedimentos e recursos didáticos possíveis na linguagem musical.


Aspectos abordados na Oficina

- Preparação auditiva e corporal do educador

- Trabalho do imaginário e da sensibilidade

- Preparação vocal e repertório de canções

- Prática rítmica e instrumental elementar


Atividades Propostas na Oficina

- Movimentação Corporal e Improvisação;

- Trabalho rítmico: noção de “pulso básico” e “acentuação”; Pulsação e coordenação motora; Percussão corporal e células rítmicas;

- Canto – extensão da voz infantil;

- Roda Minimalista – conhecendo os instrumentos de percussão;

- Dramatização musical – desenvolvendo a atenção através da música;

- Canções para “conhecer” o corpo;

- Canções e danças folclóricas no repertório infantil;

- Expressão e Criatividade a partir da escuta musical;

- Jogos e Brincadeiras musicais para fixação de conteúdos.


Downloads

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CD Músicas 02: Download MP3(.rar)

Letra das Músicas: PDF || DOC