INDICE FIRJAN ATESTA O ÓTIMO DESENVOLVIMENTO DE RIO NEGRO

Foram divulgados nesta semana os índices de desenvolvimento municipal do FIRJAN referentes ao ano de 2016, que mede a realidade do desenvolvimento dos municípios brasileiros. Foram avaliados 5.471 municípios onde vive 99,5% da população brasileira. O município de Rio Negro é um dos destaques, e mesmo com a grave crise que assola o país, principalmente no setor produtivo, influenciando na queda do número de empregos e renda, os resultados alcançados merecem comemoração. Em comparação ao ano de 2012, quando a crise brasileira começou a tomar forma, os resultados de 2016 mostram um ótimo desenvolvimento de Rio Negro. Em 2.012 o indice geral do FIRJAM de Rio Negro era 0,7812, que colocava o município na posição 76ª no Estado e 803ª no país. Agora em 2016 o índice geral FIRJAN pulou para 0,8387, melhorando consideravelmente a posição no Estado para a 17ª colocação, e a posição 129ª no país. A avaliação é feita com base nos dados obtidos nos Ministérios de Trabalho e Emprego, Saúde e Educação, sendo avaliados aspectos como evasão escolar, mortes infantis evitáveis, empregos formais, enfim dados importantes em cada área. Para o prefeito Milton Paizani, que assumiu o município em janeiro de 2013, esses resultados devem ser muito comemorados, principalmente pela crise que só veio a se agravar entre 2013 e 2016 e mesmo assim os números mostram um ótimo desenvolvimento do município rionegrense. “Com o apoio e empenho de servidores comprometidos, Rio Negro deu um salto de desenvolvimento nos últimos anos, demonstrando que estamos no caminho certo”, disse Paizani. Dentre os 29 municípios da região metropolitana de Curitiba, Rio Negro só ficou atrás da capital, que ficou em 9º lugar no Estado.

Autor: Gabinete do Prefeito
Data: 29/06/2018